ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA


Leia atentamente os enunciados abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso). Posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. Na atualidade, a Informática tem uma aplicação muito diversificada no ensino da Física, sendo utilizada em medições, gráficos, avaliações, apresentações, modelagens, animações e simulações.
  2. As simulações computacionais podem ser entendidas como uma sequência de imagens de um fenômeno ou situação executadas por um software, contendo recursos de áudio ou não, que possibilitam ao estudante fazer alterações em parâmetros relevantes.
  3. O uso da Informática como recurso pedagógico pouco auxilia na construção do conhecimento, requerendo um maior domínio sobre os conteúdos.
  4. Os softwares educacionais são considerados educacionais, a partir do momento são desenvolvidos por profissionais de várias áreas e que realmente contextualizem o processo ensino aprendizagem.

V – F – V – V


V – V – V – V


F – F – F – F


V – V – F – V


F – F – F – V

Assinale a alternativa correta.


Em se tratando da física, onde a abordagem tradicional não faz parte da prática docente, as avaliações são compostas por questões problemas contextualizadas, levando o estudante a desenvolver diferentes habilidades.


A avaliação escolar tem a função atribuir nota ao estudante permitindo verificar se ele está apto para prosseguir nos estudos.


Os instrumentos de avaliação utilizados pelas instituições de ensino brasileiras para a avaliar a aprendizagem dos estudantes, está baseado nas concepções tradicionais de ensino, tendo como foco principal o processo de ensino aprendizagem dos estudantes.


Os documentos oficiais idealizam a avaliação como um processo contínuo de observações sobre o cotidiano em sala de aula e de desenvolvimento dos alunos.


A  avaliação realizada através de provas e simulados avalia o ensino e a aprendizagem, atingindo o objetivo de constatar, classificar e tomar decisões quanto à aprovação dos alunos.

Os softwares educativos são ferramentas que oferecem aos estudantes, de forma potencializada, o contato com novas informações, novos conhecimentos e com pessoas mais capazes. Nesse sentido, Taylor (1980) propôs uma classificação para os softwares educativos com base em sua utilização.

Observe as lacunas nas assertivas e escolha as palavras ou expressões que poderão preenchê-las. Posteriormente, assinale a alternativa que considerar correta:

 

  1. Como ___________, o aluno aprende a usar o computador para adquirir e manipular informações, utilizando softwares.
  2. Como ___________, o software permite ao aluno ensinar o computador.
  3. Como ___________, o software dirige o aluno, desempenhando praticamente o papel do professor.

FERRAMENTA  – TUTOR- TUTELADO


TUTOR – TUTELADO – FERRAMENTA


TUTELADO – TUTOR – FERRAMENTA


FERRAMENTA – TUTELADO – TUTOR


TUTOR – FERRAMENTA – TUTELADO

Marque a alternativa incorreta.


Avaliar é mais do que classificar os alunos, pois essa razão organiza em criar hierarquias sociais, consolidando uma determinada sociedade.


A avaliação escolar se apresenta enquanto a conjunção dos três constituintes básicos da ação pedagógica: ensino, aprendizagem e avaliação.


A avaliação escolar se constitui em uma das dimensões mais exigentes do processo educativo, sendo destinada, meramente a um ato seletivo e classificatório.

 


A avaliação realizada através de exames não avalia o ensino e nem a aprendizagem.


A avaliação deve levar em consideração diversos instrumentos e situações que permitam dados sobre os processos de aprendizagem quanto para seus resultados.

A LDB 9394 (nova edição, atualizada em 2018), assegura que os currículos escolares devem ser construídos levando em consideração uma base nacional comum. A base é constituída por:


áreas de conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, selecionados pelos sistemas educativos e pela unidade escolar, colegialmente, para serem desenvolvidos de forma transversal.


definições pertinentes a todos os estudantes e instituições de ensino do país, trazendo aos currículos das escolas conteúdos complementares, a serem definidos pelas próprias redes, instituições e sistemas de ensino.


um conjunto de conteúdos mínimos organizados em áreas de conhecimento, uma parte diversificada constituída por conteúdos complementares relacionado com características regionais, culturais e socioeconômicas e, uma dimensão relacionada com a preparação para o mundo do trabalho.


 disciplinas, eixos não temáticos, selecionados pelos sistemas educativos e pela unidade escolar, colegialmente, para serem desenvolvidos de forma única


conteúdos complementares, escolhidos pelos sistemas de ensino e pelos estabelecimentos escolares, incorporados de acordo com as características regionais, culturais e socioeconômicas.

Nos últimos anos vários autores se manifestaram contra e a favor da utilização de simulações computacionais no ensino de Física. Os mais pessimistas salientam que há um grande risco no uso a cegas das simulações, pois podem apresentar algumas desvantagens, que as vezes são negligenciadas.

Leia atentamente os enunciados abaixo e, posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. As simulações parecem limitar a possibilidade de os estudantes serem confrontados com a riqueza da natureza empírica da experiência dos erros experimentos e, da tentativa de resolverem de forma simplificada os problemas da vida real.
  2. Existe uma diferença significativa entre o ato de vivenciar um fenômeno através de um experimento real e de uma simulação computacional. Caso essa diferença não seja levada em consideração no planejamento da atividade a ser desenvolvida, as simulações podem comunicar concepções opostas àquelas que o professor verificar com seu uso.
  3. Por mais que o aspecto visual da simulação seja encantador deve-se atentar para que ela não tenha sido construída com base em um modelo com simplificações exageradas, ou melhor, com graves equívocos.

todas são incorretas

 


apenas a I e III são corretas


apenas a II é correta


apenas a II e III são incorretas


todas são corretas

A é TRI para a análise da prova do Enem devido ao fato de:


ser um conjunto de modelos matemáticas que não consegue representar a probabilidade de um indivíduo fornecer determinada resposta a um item em função dos parâmetros do item e das habilidades correspondentes.


ser um método menos abrangente e acurado, uma vez que não consegue refinar a análise dos itens e nem avaliar os parâmetros de dificuldade, discriminação e acertos ao acaso.


Se interessar em produzir testes de qualidade com itens válidos enquanto a TCT se interessa em produzir itens de qualidade.


permitir uma melhor avaliação das habilidades dos indivíduos, a elaboração de diferentes testes para um mesmo exame, com níveis de dificuldade iguais, a construção de instrumentos de mensuração menores e igualmente confiáveis e a melhor compreensão do instrumento de mensuração.


ser um conjunto de modelos matemáticas que  consegue representar a probabilidade de um indivíduo fornecer determinada resposta a um item em função dos parâmetros do item e das habilidades correspondentes.

De acordo com os Mapas Conceituais, assinale a alternativa incorreta.


É uma técnica de análise que pode ser usada para ilustrar a estrutura conceitual de uma fonte de conhecimentos.


São dinâmicos, estão constantemente mudando no curso da aprendizagem significativa.


Estimula o aluno a desenvolver habilidades necessárias para ser um estudante independente. Por meio dele, o aluno obtém uma visão compreensiva e contextualizada do seu desempenho, possibilitando ao professor, o acompanhamento da sua aprendizagem.


São  ferramentas para organizar e estruturar conhecimentos, integrando informações novas e antigas para possibilitar uma melhor retenção e compreensão.


Possibilitam ao professor verificar as concepções prévias dos estudantes e acompanhar a evolução durante o processo de aprendizagem

Leia atentamente os enunciados abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso). Posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. A OBF tem como objetivos despertar e estimular nos estudantes o interesse pela física, proporcionar desafios e incentivar os estudantes talentosos em física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. (V)
  2. Para participar os estudantes devem estar regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. (V)
  3. A OBF é dividida em três fases sendo todas cobrando o mesmo nível de conhecimento. (F)
  4. Na 3ª fase, a prova para determinadas séries, é composta por uma parte experimental e outra parte teórica. (V)

V – V – V – V.


V – F – V – F.


F – F – F – F.


 F – F – F – V.


V – V – F – V.

Quanto aos critérios considerados na escolha do livro didático e a escolha final do material a ser utilizado, marque a alternativa INCORRETA.

 


Ao analisar as atividades do livro didático o professor deve leva em consideração as questões e exercícios, a pesquisa e prática, uma vez que no ensino de Física, a realização de pesquisa e de experimentos são importantes para oportunizar ao estudante à investigação científica.


O professor não deve se preocupar com os recursos visuais, uma vez que ele pode utilizar outros recursos, como o projetor, para ilustrar suas aulas.


Ao analisar os conteúdos observam-se atentamente os aspectos que colaboram com o desenvolvimento cognitivo do aprendiz.


As categorias e critérios a serem analisados, ou seja, a metodologia usada na hora da escolha, pode variar de um segmento de ensino para o outro.


Para uma boa escolha é importante fazer uma criteriosa avaliação do livro didático levando em consideração a análise do texto, imagem e práticas pedagógicas que estão expressas no livro.

 

Páginas: 12345